quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O sonho das Artes

Não muita gente sabe mas Hitler em criança tinha um grande sonho: queria ser um artista. Seu pai era contra esta vontade de Adolf por isso este não pode seguir de imediato o seu sonho. Depois da morte de seu pai, em 1905 Hitler inscreve-se na Academia de Belas artes de Viena porém a sua pressa não parecia muita, passando dois anos sem fazer nada prático limitando-se à música, ao desenho, ao teatro e sobretudo à obra de Richard Wagner.

Em 1907 decide realizar verdadeiramente o exame para a Academia, deixando a sua mãe doente rumou a caminho de Viena com todas as expectativas no exame. Porém foi reprovado e revoltou-se, apesar de não ter pedido nunca a revisão da prova, a reprovação não fazia parte dos seus planos. Decide então voltar a casa e dedicar-se a cuidar de sua mãe.

Segundo Ian Kershaw “tanto sua irmã Paula como o doutor Block testemunharam posteriormente sua entrega devota e infatigável ao cuidado de sua mãe agonizante”. Klara Hitler morreu no fim desse mesmo ano. Doutor Block afirma “nunca ter visto ninguém tão prostrado pela dor como Adolf Hitler”. A morte de sua mãe foi um dos acontecimentos que mais marcaram a vida de Hitler, havia morrido a única pessoa que ele alguma vez foi capaz de amar, sendo estes dois (a reprovação no exame de Belas Artes e a morte de sua mãe) alguns dos principais responsáveis pelo seu psicológico desequilibrado que o levaram a atitudes de teimosia, obsessão, prepotência, orgulho, isolamento e idealismo que o caracterizaram para o resto da sua vida.

“Eu havia honrado meu pai, mas amado minha mãe.”Adolf Hitler, Mein Kampf

"A estratégia de Hitler" - Pablo Jiménez Cores

Sem comentários:

Enviar um comentário