segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Autos de fé na Alemanha Nazi

«"A nova Alemanha será pura!", clamam os nazis. Eles querem destruir tudo o que prejudique a "raça" e o espírito alemão. Itolerância e fanatismo têm liberdade de acção. Nas Universidades, nas encruzilhadas, grandes autos-de-fé facilitam a destruição das obras de escritores pacifistas ou judeus. Queimaram-se os livros de Freud, Marx, Einstein, e também Heine, e Victor Hugo. Numerosos intelectuais são constrangidos ao exílio, face à "aranha negra empaturrada de sangue"» (Mauriac)


Foto: Destruição pública de livros em Berlim (10 de Maio de 1933)

5 comentários:

  1. Porque razão este blogue foi criado?
    "...resolvemos criar este blog para dar a conhecer aquilo que foi o regime nazi na Alemanha. Neste blog apresentamos videos, diários, textos, fotografias que ajudam a entender um pouco melhor o nazismo."

    Ok. Mas isto é algum movimento pro-nazismo?

    Custa saber que isso possa acontecer...
    Mas vou ler com atenção o conteúdo do blogue ;)

    Abraço

    Guakjas

    ResponderEliminar
  2. Este blog foi criado no âmbito de um trabalhado da unidade curricular, denominada História do Século XX. para complementar o trabalho escrito, o grupo de trabalho propôs-se a relatar e a apresentar em blog tudo aquilo que foi a Alemanha Nazi.

    não tendo por isso o grupo, qualquer intensão neonazi ou pronazi

    cumprimentos
    Ana Mário

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Pelo que estou a reparar pelo conteúdo que já pude ler, parece-me que este blogue vai suscitar sentimentos como "Afinal nem era assim tão mau..."

    Não sei qual é o conteúdo do vosso trabalho e, como é óbvio, não será esse.
    Sendo assim percebo que o vosso trabalho não passa nem por ser um apoio ao nazismo nem uma campanha contra este mesmo regime.

    Parabéns.
    Continuação

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sim, de facto não é nem nnca foi intenção nossa apoiar ou denegrir qualquer tipo de regime. apenas exploração, constatar factos e dá-los a conhecer.

    Muito obrigada!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Venho por este meio dizer-vos que sou aluno da universidade de Coimbra, no último ano de licenciatura e a minha tese irá er sobre a propaganda nazi-fascista. Penso que este blog não suscitará qualquer campanha prónazi, porque a sua criação está muito bem especificada. Apenas escreve para vos congratular e dizer que existem filmes recentes que também ajudam a perceber melhor o nazismo e a sua propaganda, como por exemplo, o inglorious basterds, pnso que é aasim que se escreve em inglês.
    cumprimentos cordiais

    ResponderEliminar