quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O mito da raça e o símbolo da nova religião




Como símbolo da nova religião, Hitler elegeu a suástica. Ela estava patenteada e era enaltecida em diferentes momentos e situações.


É o próprio livro de Hitler, Meín Kampf, que explica a escolha da cruz gamada.De acordo com o líder nazi, a suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do triunfo do homem ariano e o desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita. Com isso, a suástica viria a ganhar a sua mais reconhecida interpretação. Por volta de 1920, o então pequeno Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães viu crescer as fileiras de adeptos e precisava, portanto, de ter uma bandeira ou um símbolo para os seus partidários.


Quanto ao seu significado, Hitler escreve: "Como nacional-socialistas vemos na nossa bandeira o nosso programa. No Vermelho, a ideia social do movimento; no Branco, a ideia nacionalista e na Suástica, a missão de lutar pela vitória do homem ariano, e ao mesmo tempo pelo triunfo da ideia do trabalho produtivo, ideia que é e será sempre anti-semita".


Muito resumidamente, para Hitler, a Suástica tinha um significado especial: "na suástica vemos representada a luta do homem ariano para alcançar a vitória".

6 comentários:

  1. Não há rapazes no vosso grupo de estudo?

    ResponderEliminar
  2. por acaso não! mas por acaso é desses que defende que os homens são mais inteligentes e capazes que as mulheres???

    ResponderEliminar
  3. Quis apenas dizer que a rapaziada é, em regra, menos crédula que as meninas. Estão menos sujeitos aos efeitos astrais.

    ResponderEliminar
  4. O meu pedido de desculpas, quer às anfitriãs quer ao Diogo. Não resisti a meter o "veneno".

    ResponderEliminar
  5. O outro lado - O Nazismo é totalmente mal interpretado e cheio de propaganda negativa, q nos faz ter uma visao errada de tdo q aconteceu.
    http://projetophronesis.files.wordpress.com/2011/06/finkelstein-a-verdade-proibida.pdf

    ResponderEliminar