segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Juventudes Hitlerianas

As juventudes Hitlerianas, como um ramo das SA, desde 1926 até ao fim do Terceiro Reich, caracterizaram-se pela sua coesão, pela sua fidelidade incondicional ao regime e pelos imponentes recursos humanos, pois em 1934 tinham mais de 3,5 milhões de afiliados. Nesta organização tornou-se então evidente a capacidade de propaganda do partido nacional – socialista para convencer as massas.

Até princípios de 1939, não era obrigatório o ingresso na instituição Baldur Von Schirach, a partir dessa data todos os jovens de 17 anos deveriam alistar-se ao cumprimento do dever no exército ou nas SS. Dois anos depois, forçou-se o alistamento na organização juvenil, a todos os jovens, tanto homens como mulheres, que ultrapassassem os 10 anos de idade. Todo o homem deve ser formado para lutar pelo Reich, a educação da mulher deveria ter, antes e acima de tudo, um propósito absoluto: formar futuras mães de família e para se obterem gerações puras a mulher tinha de ser instruída correctamente para a educação e manutenção.

As SS também estiveram envolvidas no treino dos jovens Nazis que queriam ajudar os agricultores alemães do leste a construir as suas vivendas, cumprindo interesses de Himmler e Darré – criar uma casta de “senhores agricultores”, sobre a qual o Reich se sustentaria. Os jovens sentiam uma admiração cada vez maior pela Figura do homem SS, como protector da pureza nacional-socialista.

A formação racial e de extrema-direita começava, então, aos 10 anos no NPEA e aos 12 na AHS (as Reichsschulen), os que queriam uma posição elevada na Alemanha deveriam ingressar na Escola Superior do Partido Nazi, entre os 24 e os 27 anos de idade, para serem soldados.

A ideia do Führer tornou-se realidade, fez do povo um imenso exército, que o servia.

1 comentário:

  1. Bergen-Belsen - Um campo de convalescença nazi para judeus demasiado doentes para trabalhar.

    Texto no site judaico-americano - Jewish Virtual Library:

    Bergen-Belsen serviu principalmente como campo de detenção para prisioneiros Judeus. (...) [Bergen-Belsen] Foi concebido para albergar 10 mil prisioneiros, mas, no final da guerra, estavam lá detidos mais de 60 mil prisioneiros, devido ao grande número de prisioneiros evacuados de Auschwitz e de outros campos do Leste. Dezenas de milhar de prisioneiros de outros campos vieram para Bergen-Belsen após cruéis marchas da morte.

    As condições no campo [de Bergen-Belsen] eram boas atendendo aos padrões dos campos de concentração e a maioria dos prisioneiros não era sujeita a trabalhos forçados. Porém, no começo da primavera de 1944 a situação deteriorou-se rapidamente. Em Março, Belsen foi renomeado um Ehrholungslager [Campo de Convalescença], para onde eram trazidos prisioneiros de outros campos de concentração, demasiado doentes para trabalhar, embora nenhum recebesse tratamento médico.

    Mais...

    ResponderEliminar