terça-feira, 3 de novembro de 2009

"O rapaz do pijama às riscas"

Um dos livros/filmes aconselhados pelo grupo, é “O Rapaz do pijama às riscas”. É algo que retrata as aventuras de um rapaz alemão, em plena II Guerra Mundial. Conta todos os desafios de uma amizade repleta de secretos encontros com o seu amigo Shmuel, um menino judeu que se encontra em cativeiro num campo de concentração, e que levaram a um final inesperado, com consequências devastadoras.
Retrata e deixa-nos a reflectir sobre todo aquilo que se passou antigamente na história do mundo, principalmente em relação a muitos milhões de judeus durante a II Guerra Mundial.
O grupo pretende então dar-vos a conhecer melhor esta história que comove o mundo e a quem esta realidade já vivida, não passa indiferente.
Vamos então resumir-vos neste post a obra e o respectivo vídeo do trailler estará no post a seguir. Em momentos posteriores iremos apresentar-vos excertos do filme e do livro.


Bruno é um rapaz de oito anos e vive numa família onde se sente muito protegido. O pai dele é agente nazi e a sua promoção a cargos mais elevados obriga a família a sair da sua casa em Berlim para irem para Acho-Vil, uma despovoada região.
É mesmo por força do destino que Bruno deixa tudo, a sua cidade, a sua escola, os seus avós, a sua família e os seus amigos. Ele ficou triste, não encontrava na nova casa nada para fazer, nem ninguém para brincar.
Um dia, sem nada para fazer resolve ir à janela do seu quarto e lá ao longe avistou um lugar cheio de pessoas, umas mais velhas, umas mais novas, mas todas com uma característica comum.
Tal como o autor do livro escreve, ele via pessoas em grupos, pessoas acorrentadas que pareciam condenados, outros andavam de muletas e tinham ligaduras à volta da cabeça. Tudo para Bruno parecia estranho. Foi aí que a curiosidade dele começou a aumentar cada vez mais em relação a quem seriam aquelas pessoas, que vestiam um pijama às riscas cinzentas e um barrete na cabeça, também às riscas cinzentas.
Certa altura e depois de estar cansado da vida monótona que levava em Acho-Vil, Bruno decidiu partir à procura e à exploração.
Decidiu então descobrir aquilo que mais o intrigava, o campo de vedação que avistava da janela do seu quarto.
Saiu de casa e foi à descoberta… explorou os jardins por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto.
Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade bem diferente da dele, do outro lado da vedação.
Bruno questiona-se do porque de ele estar naquele sitio e Shmuel conta-lhe a sua história.
Falavam e trocavam impressões todas as tardes depois das aulas de Bruno. Esses momentos repetiram-se durante muitos meses e Bruno já se começa a sentir melhor na nova casa.
Depois de começar a conhecer a história de Shmuel, a curiosidade de Bruno não parava e ele insistia cada vez mais para passar a vedação e ir para junto de Shmuel. Mas, ele dizia que seria uma má ideia e que aquele sítio onde ele vivia não era assim tão agradável quanto Bruno pensava.
Certo dia, Bruno numa conversa com Gretel (irmã mais velha três anos), ela explicou-lhe que aqueles milhares de pessoas vestidas de igual eram judeus e então deveriam ser desprezados por Bruno e a restante família dele.
Dada a altura a mãe de Bruno cansou-se da vida que levava em Acho-Vil e em conjunto com o marido decidiram que o melhor seria regressarem à casa de Berlim, com os seus dois filhos, pois achava que não era lugar para educar duas crianças.
Bruno quando soube disso ficou triste e descobriu que já não estava assim tão ansioso para regressar a casa.
Ao despedir-se do seu amigo, Bruno continuou a não negar a curiosidade de visitar o lugar onde vivia o seu amigo. E uma ideia surgiu. Bruno sugeriu a Shmuel vestir um pijama às riscas igual ao dele e assim ninguém ia desconfiar que Bruno não pertencia aquele grupo de judeus.
Assim aconteceu… Vestiu o pijama às riscas e passou para o outro lado da vedação. Bruno pasmou com tudo que viu. Que realidade tão diferente da dele.
Foram todos para dentro de uma sala escura e um som metálico se fez ouvir. Nunca mais se soube nada do Bruno, naturalmente mataram-no a ele e a todos os milhares dos judeus.
Depois de muito procurarem descobriram a roupa que o Bruno deixou junto da vedação. O seu pai muito desconsolado, sentou-se junto a elas. Meses depois chegaram outros soldados a Acho-Vil e o pai de Bruno recebeu ordens para ir com eles, partindo sem protestar e já não se importava depois da perda do filho, com o que lhe pudessem fazer. O pai foi vítima dos soldados anti-judeus, tal como ele era antes da morte do seu filho.

1 comentário:

  1. Eu já li o livro e já vi o filme e acho mesmo muito interessante...
    leiam por favor vão adorar como eu adorei é um livro muito cativante
    bjs

    ResponderEliminar