segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bandeira Nazi - Cruz Suástica

A Suástica ou Cruz Gamada, como também é conhecida, é usada há milénios por diferentes povos. Faz parte da cultura dos Budistas, dos Hindus, dos Aztecas, dos Celtas, dos Japoneses, dos Chineses, dos Gregos, dos Dinamarqueses, dos Escandinavos, dos Saxónicos, dos Nativo-Americanos e até mesmo, dos Judeus.A palavra “suástica” vem do sânscrito e significa “aquilo que traz boa sorte”.A sua raiz, “Svas”, quer dizer bondade.

Sobre a origem da suástica como símbolo distintivo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores especula-se muito. Contudo, é o próprio livro de Hitler, Meín Kampf, que explica a escolha da Cruz Gamada.
De acordo com o líder Nazi, a Suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do triunfo do Homem Ariano e o desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita. Com isso, a Suástica viria a ganhar a sua mais reconhecida interpretação.


Por volta de 1920 que o então pequeno Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães viu crescer as fileiras de adeptos e precisava, portanto, de ter uma bandeira ou um símbolo para os seus partidários.


Sobre um fundo vermelho, um disco branco e no centro, a cruz gamada em negro. Quanto ao seu significado, Hitler escreve: "Como Nacional-Socialistas vemos na nossa bandeira o nosso programa. No Vermelho, a ideia social do movimento; no Branco, a ideia nacionalista e na Suástica, a missão de lutar pela vitória do homem ariano, e ao mesmo tempo pelo triunfo da ideia do trabalho produtivo, ideia que é e será sempre anti-semita."


Assim, na localidade de Tegernsee, no verão de 1920, hasteou-se
pela primeira vez, a bandeira do movimento que iria mudar a História da humanidade. Tal símbolo em sentido horário, usado como emblema do partido nazista e do estado alemão sob o III Reich, fora adoptado oficialmente em 1935.

2 comentários:

  1. me adicine para trocarmos informaçoes e materiais. monicacostalp@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Filmes e Documentarios raros da 1a. e 2a. Guerras, nazismo etc...documentarios sobre as SS, gestapo,discurso de Hitler á juventude hitlerista,legendado; etc..em dvd
    PEÇA QUE ENVIO LISTA GERAL ANEXADA P/ CONSULTA OFF-LINE): magobardo@yahoo.com

    – e visite
    Parte do meu acervo de DVDs e VHS raros http://memoriatvcinema.net46.net

    ResponderEliminar