segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Partido Nazi - Conclusão dos resultados do número de deputados

De 1925 a 1927 o Partido Nazi falhou na sua campanha nas cidades, e em Maio de 1928 obteu apenas 2,6% dos votos - até 1928 o numero de deputados eleitos diminui de 32 para 12.

Assim os Nazis centraram então a sua campanha nas zonas rurais e pequenas cidades, onde predominava o anti-semitismo com apelos a expropriação das propriedades dos judeus. A propaganda provou resultar, ganhando o apoio de universitarios, veteranos, grupos profissionais, juventude e Classe Média.

Com a crise economica de 1929, a democracia de Weimar mostrou não estar a altura para responder às dificuldades dos desemprego que disparou exponencialmente ate 1932.

Os conselheiros do Presidente do Reich Paul von Hindeburg presuadiram o mesmo a invocar os poderes de emergência conferidos ao presidente. Esses poderes autorizavam o presidente a restaurar a lei e a ordem numa crise. Hidenburg criou um novo governo, designou um chanceler e um gabinete de ministros, para governar num estado de emergência os decretos passados pelo Reichstag. Começou a queda da democracia Weimar.

Heinrich Bruning foi o primeiro chanceler sob o novo sistema presidencial. Ele tinha como missão unificar o governo, e em Setembro de 1930, haviam novas eleições. O Partido Nazi teve uma importante vitória, capturando 18,3% dos votos o que o tornava o segundo maior partido no Reichstag.

Hindenburg acabou o seu cargo de presidente na Primavera de 1932. Com 84 anos de idade, estava relutante em concorer novamente, mas sabia se não o fizesse que Hitler ganharia. Hidenburg ganhou as eleições, mas Hitler recebeu 37% dos votos.
O governo alemão estava á beira do colapso. Os Camisas Castanhas das SA, com uma força que rondava os 400,000, dedicavam-se á violência diária nas ruas. A economia continuava em crise. Em Julho de 1932, o Partido Nazi ganhou com 37% dos lugares do Reichstag, graças a uma massiva campanha de propaganda.

Os Nazis Chegaram, então, ao poder por uma via legítima.

1 comentário: