sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hitler, um perfil de poder

A 20 de Abril de 1889, nascia na Áustria, aquele que viria a ser o maior “pesadelo” do povo Alemão ou até mesmo do mundo, Adolf Hitler.
Hitler nasceu no seio de uma família humilde, e envergonhava-se manifestamente dessas suas origens. Após a morte dos pais, vivia como um mendigo, pernoitando em albergues e tentando viver dos cartões postais que pintava.
O “carisma” da personalidade de Hitler, sempre foi muito influente em todos os seus seguidores próximos, enraizava-se no poder que fluía. Em termos de aparência física, Hitler era inexpressivo. A cabeça parecia dominar a totalidade do corpo e o ponto central do seu rosto parecia ser o bigode aparado. Nunca parecia elegantemente vestido…
Os seus olhos ligeiramente protuberantes e o seu olhar fixo e directo era o seu traço mais marcante.
Os hábitos pessoais de Hitler eram rotineiros e conservadores, mas ao mesmo tempo, muito peculiares. Tanto quanto possível ele tinha rotinas diárias fixas.
Gostava da companhia das mulheres, era gentil e cortês com elas, especialmente quando eram bonitas. Sabia fazer rir os que o cercavam, com um humor cortante e um talento para a imitação. Tinha um forte senso de lealdade para com os seus companheiros que haviam suportado sacrifícios para apoiá-lo desde os primeiros tempos.
Ele tinha a certeza que o seu caminho era o correcto, o rigor, o único que se pode tomar.
A sua simplicidade da sua visão dualista de mundo, como uma luta maniqueísta entre o bem e o mal, na qual tudo se reduzia a absolutos, o tudo ou nada, equiparava-se à ferocidade fanática e à inflexível tenacidade com que as suas opiniões eram sustentadas.
Hitler foi figura do Nazismo, alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura do Nazismo.
Depois da desmobilização do exército, Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (NAZI).
No período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados, tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, polácos, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto, um dos piores massacres da história da humanidade, onde morreram milhões de pessoas, em câmaras de gás, à fome ou por doenças.
Opunha-se aos judeus, um dos seus maiores ódios, num anti-semitismo cujas origens são difíceis de serem explicadas. Via nos judeus um factor de corrupção do povo alemão.
Para ele a raça ideal era a dos arianos. A pureza da raça ariana deveria ser defendida através da impiedosa perseguição aos judeus.
Hitler não praticava a religião em sentido eclesiástico, mas certamente acreditava em Deus.
Tinha umas teses racistas e anti-semitistas, fé, e até um certo fanatismo, só pensava em si mesmo.
Morreu a 30 de Abril de 1945, morte essa que se diz causada por suicídio, através de arma de fogo e por envenenamento.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O que foi o Nazismo ?

O nazismo alemão foi a Época da História compreendida entre 1933 e 1945, também chamada de “III Reich”. Esta etapa da História Alemã foi comandada pelo Fuhrer Adolf Hitler e ficou conhecida como uma das etapas mais negras e dramáticas da História mundial.

Este regime político totalitarista surge no seguimento de ideais referentes ao Sacro Império Romano-Germânico (terminado em 1918), este Império perdeu em 1919 o seu território para a República de Weimar que vigora então até 1933 ano da instauração do III Reich por Hitler.

Hitler defendia ideais imperialistas, com principal base nas diferenças raciais que se viria a tornar a sua “obsessão”, defendia que uma “higiene”racial seria o ponto de partida para uma Alemanha mais grandiosa. Defendia a criação de uma “Raça Ariana” (pessoas completamente alemães de sangue).

Verifica-se uma grande interferência nos média, o que para a população poderia ser benéfica, porém o Governo ganhava assim poder sobre os média e a cultura sendo mais fácil “manipular” as pessoas e induzi-las nos ideais governamentais.

O nazismo alemão ficou mais conhecido pelo Holocausto. Este consistia basicamente no extermínio de todos aqueles que não se encontravam enquadrados na “raça ariana”, sendo estes maioritariamente judeus, mas também ciganos, homossexuais entre outros.

Introdução

Este blog foi criado na sequência de um trabalho para a disciplina de História do Século XX do curso de Ciências da Comunicação, da Universidade da Beira Interior.
O nosso trabalho tem como tema “A Alemanha Nazi” e irá debruçar-se especialmente em Adolf Hitler e o reino de terror que foi o “III Reich”.
No decorrer deste semestre iremos apresentar nesta página vários vídeos, diários, notícias, depoimentos, fotos alusivas a esta época da História mundial, entre tantas outras coisas que no nosso entender e no decorrer do trabalho escrito consideramos oportuno a sua publicação.