sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hitler, um perfil de poder

A 20 de Abril de 1889, nascia na Áustria, aquele que viria a ser o maior “pesadelo” do povo Alemão ou até mesmo do mundo, Adolf Hitler.
Hitler nasceu no seio de uma família humilde, e envergonhava-se manifestamente dessas suas origens. Após a morte dos pais, vivia como um mendigo, pernoitando em albergues e tentando viver dos cartões postais que pintava.
O “carisma” da personalidade de Hitler, sempre foi muito influente em todos os seus seguidores próximos, enraizava-se no poder que fluía. Em termos de aparência física, Hitler era inexpressivo. A cabeça parecia dominar a totalidade do corpo e o ponto central do seu rosto parecia ser o bigode aparado. Nunca parecia elegantemente vestido…
Os seus olhos ligeiramente protuberantes e o seu olhar fixo e directo era o seu traço mais marcante.
Os hábitos pessoais de Hitler eram rotineiros e conservadores, mas ao mesmo tempo, muito peculiares. Tanto quanto possível ele tinha rotinas diárias fixas.
Gostava da companhia das mulheres, era gentil e cortês com elas, especialmente quando eram bonitas. Sabia fazer rir os que o cercavam, com um humor cortante e um talento para a imitação. Tinha um forte senso de lealdade para com os seus companheiros que haviam suportado sacrifícios para apoiá-lo desde os primeiros tempos.
Ele tinha a certeza que o seu caminho era o correcto, o rigor, o único que se pode tomar.
A sua simplicidade da sua visão dualista de mundo, como uma luta maniqueísta entre o bem e o mal, na qual tudo se reduzia a absolutos, o tudo ou nada, equiparava-se à ferocidade fanática e à inflexível tenacidade com que as suas opiniões eram sustentadas.
Hitler foi figura do Nazismo, alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura do Nazismo.
Depois da desmobilização do exército, Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (NAZI).
No período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados, tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, polácos, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto, um dos piores massacres da história da humanidade, onde morreram milhões de pessoas, em câmaras de gás, à fome ou por doenças.
Opunha-se aos judeus, um dos seus maiores ódios, num anti-semitismo cujas origens são difíceis de serem explicadas. Via nos judeus um factor de corrupção do povo alemão.
Para ele a raça ideal era a dos arianos. A pureza da raça ariana deveria ser defendida através da impiedosa perseguição aos judeus.
Hitler não praticava a religião em sentido eclesiástico, mas certamente acreditava em Deus.
Tinha umas teses racistas e anti-semitistas, fé, e até um certo fanatismo, só pensava em si mesmo.
Morreu a 30 de Abril de 1945, morte essa que se diz causada por suicídio, através de arma de fogo e por envenenamento.


2 comentários:

  1. É necessário ter muita atenção à Língua Portuguesa. Existem palavras no Português do Brasil que na Língua Portuguesa de Portugal nem sequer exitem, tal é o caso de nazista. Por cá, em Portugal, diz-se NAZI (sempre com maiúsculas, visto ser a abreviatura de Partido Nacional Socialista, traduzido do alemão NAtionalsoZIalistich).

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo texto, contém muitas informações importantes e me ajudaram muito, continuem anexando fatos importantes históricos, que esse blog será famoso(huehuehueh)!

    ResponderEliminar