sábado, 14 de novembro de 2009

Saudação Nazi

A saudação nazi ou saudação de Hitler, muito conhecida na época da Alemanha Nazi como Deutscher Gruß (saudação alemã), é uma variação da saudação romana, adoptada pelo Partido Nazi como um sinal da lealdade e culto da personalidade de Adolf Hitler.
Ganhou popularidade concomitantemente com a ascensão de Hitler. Consiste em levantar-se o braço direito enquanto se diz as palavras Heil Hitler ("Salve Hitler").
A expressão é uma adaptação de Sieg Heil ("Salve a Vitória"). Foi primeirament
e usada por Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazi. É-lhe atribuído o número 88, por ser H a oitava letra do alfabeto, formando 88 as letras HH, ou Heil Hitler.
Para a saudação de Hitler o braço direito é levantado num ângulo de aproximadamente 45 graus na horizontal e ligeiramente na lateral, embora mui
tas vezes seja utilizado em 90 graus (principalmente em multidões onde não haveria espaço para colocar o braço estendido para a frente), e acompanhado das palavras Sieg Heil! Heil Hitler! Heil mein Führer! (Salve, meu líder - quando endereçada ao próprio Hitler), ou simplesmente Heil!, geralmente dito em voz alta e repetidas três vezes. O próprio Hitler usava frequentemente a saudação, e há muitas fotografias dele fazendo-a em multidões e em carros abertos.
A saudação nazi desde 1925 era uma saudação habitual no partido nazi, principalmente em reuniões, especialmente após um discurso de Hitler.
De 1933 a 1945 a saudação a Hitler era um cumprimento alemão comum.
A saudação é usada actualmente por grupos neonazis.



Sem comentários:

Enviar um comentário